Espaço de Desenvolvimento

 

aonline.jpg

 

Atendimento Psicológico On-line funciona?

 

O atendimento psicológico on-line é a modalidade de intervenção que mais cresce no Brasil. Sua prática foi recentemente autorizada pelo Conselho Federal de Psicologia na Resolução CFP 011/2018, sem restrições com relação ao limite de sessões.

 

Você Sabia que:

 

1) A internet hoje é algo que faz parte da nossa realidade e se você está lendo isso é porque está na internet. Então a psicologia também começou a usar a videoconferência como ferramenta para ajudar as pessoas.

2) O atendimento on-line já é algo praticado em diversos países do mundo.

3) Existem várias pesquisas que confirmam a sua eficácia.

4) A autorização do atendimento on-line pelo Conselho Federal de Psicologia (CFP) permitiu que os psicólogos alcancem e ajudem mais pessoas, pois rompe as barreiras geográficas, ou seja, uma pessoa pode morar num estado, cidade ou país e ser atendido pelo psicólogo que escolheu em outra região/área geográfica.

5) O atendimento psicológico on-line oferece a possibilidade de conversar com sua psicóloga no conforto da sua própria casa. Na maioria das vezes você pode agendar suas sessões de terapia para os horários mais convenientes para você, como finais de semanas e sem se preocupar com o tempo de locomoção.

6) Com relação ao atendimento com criança ou adolescente é natural que num primeiro momento os pais ao comparar a possibilidade de consulta on-line com uma consulta presencial, possam pensar que não se sentirão tão à vontade, ou que será um momento mais impessoal. Porém, convém desmistificar que uma consulta on-line não é monótona como uma chamada telefônica (algo a que algumas crianças associam e não gostam). De acordo com a idade da criança e as suas características, é possível adaptar os materiais utilizados numa consulta convencional à videoconferência, por exemplo, podemos continuar a analisar histórias e fazer exercícios lúdico-didáticos e o cliente vai acompanhando e participando ativamente. Sendo as tecnologias muito atrativas para os mais jovens o fato da intervenção psicológica ser feita num formato mais atraente para as crianças e adolescentes pode aumentar o seu envolvimento e interesse. Poderão até sentir-se mais à vontade estando na sua área de conforto – sua casa. Um fato indispensável a se considerar é a privacidade da criança ou adolescente, que deve ser garantida também durante a sua consulta on-line, tendo que ter seu tempo, espaço e privacidade durante as consultas preservadas e respeitadas pela família.

 

Agende a sua consulta (Skype ou Messenger) pelo telefone (11) 97483-9778.